Objetivo(s): Relevante para diversos públicos, a
Educação Financeira é uma causa transversal sob os pontos de vista
organizacional, temático e setorial. Muitas organizações já estão contribuindo
com ações educativas e sociais visando promover no brasileiro a capacidade de
tomar decisões financeiras conscientes para sua vida e para a economia do país.
Para muitos estudantes, a disciplina de Matemática causa certo desinteresse em participar das aulas, trazendo o fracasso e abandono escolar. Isso se dá devido a diferentes fatores, dentre eles, o fato de, muitas vezes, a prática docente ser abstrata e desligada da realidade, sendo um motivo constante de preocupação para os professores desta área.
Diante dos inúmeros impasses que a
sociedade deste século apresenta, em que o capitalismo de consumo predomina na
grande oferta de bens de consumo no mercado, as facilidades de créditos,
oferecidos pelas instituições financeiras, a influência das mídias e o
despreparo das pessoas em lidar com situações financeira podem levar a
resultados desastrosos como a falta de credibilidade no mercado financeiro,
exagero nos gastos e endividamento familiar.
Para a construção de um conhecimento sobre a Educação Financeira com mais significado, a proposta da Produção Didática-Pedagógica contém diferentes metodologias que podem contribuir para um ensino de qualidade e estão relacionados aos conceitos escolares e à vida cotidiana dos alunos. Nesta proposta, contemplam-se atividades práticas e exemplos concretos como: reflexão sobre economia, resolução de problemas, compras a vista ou a prazo através de folders, simulações com operações financeiras e palestra sobre Educação Financeira.
Orientar o jovem estudante a valorizar
seu próprio dinheiro (mesada, trabalhos em casa, premiações etc.), não cair no consumismo
desnecessário, consequentemente, o endividamento, e ensiná-lo a fazer um
planejamento financeiro a longo ou médio prazo.
Uma boa organização financeira pode
estabelecer metas para a melhoria da qualidade de vida e efetivá-la.
· Utilização do App 52 weeks, como desafio para aprender a poupar.
· Elaboração de planilhas de custos e relação de consumo.
by Prof. Ledú
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